5 - Arquitetura CISC

Há também a arquitetura CISC - Complex Instruction Set Computer, ou Computador com um Conjunto Complexo de Instruções.


É uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.

Havia uma tendência para o uso de conjuntos de instruções cada vez mais ricas, incluindo um grande número de complexas instruções. Essa tendência teve por motivação duas grandes razões: desejo de otimizar o desempenho e o desejo de simplificação dos compiladores.

Essas razões tinham por fundamentação a adoção da linguagem de alto nível nas atividades de programação; os projetistas de computadores almejavam projetar máquinas que oferecessem o melhor suporte possível para as linguagens de alto nível.

Não será nosso objetivo questionar o que motivou alguns projetistas de computadores adotarem a técnica CISC. O importante é o entendimento que a tecnologia não para, como na canção do Cazuza “o tempo não para”, a TI também não para. Atualmente, para a TI, as tecnologias ficam obsoletas em um curto prazo de tempo. Consequentemente, as arquiteturas existentes variam dentro de um espectro, não podendo ser classificadas em apenas duas categorias, RISC ou CISC, pois é pouco provável que algum dia haja uma conclusão sobre o tipo de abordagem mais adequada, se uma arquitetura com reduzido número de instruções (RISC) ou se a arquitetura com um complexo conjunto constituído de grande quantidade de instruções (CISC).



Copyright © 2014 AIEC.