As vantagens do SMP são as seguintes:

• necessita de espaço físico e demanda de energia menor que um cluster;
• fisicamente falando é muito próximo ao modelo original de um processador único, sendo assim, fica mais fácil para as aplicações desenvolvidas para monoprocessadores, pois a aplicação não precisa “saber” quantos processadores há em uma máquina.

Quando falamos em cluster estamos fazendo referência a um conjunto de máquinas, ligados entre si, que trabalham juntos como um sistema computacional único, dando a impressão que é uma única máquina.

Quando falamos no sistema NUMA (Non-Uniform Memory Access ou acesso não uniforme à memória) estamos fazendo referência a um multiprocessador com memória compartilhada, no qual o tempo gasto para acesso a uma palavra na memória varia conforme a posição dessa palavra na referida memória. Então, como o próprio nome sugere, o tempo de acesso a diferentes regiões da memória pode não ser igual para um processador NUMA. Um grupo de computadores com apenas um processador ou de SMP independentes podem ser conectados por meio de cabos de rede ou outro tipo de conexão e formarem um cluster.

Então não se esqueça, o sistema NUMA tem por característica o fato de todos os processadores possuírem acesso a todas as áreas da MP (memória principal), via operação de armazenamento e de carga. Sendo assim, o fator tempo de acesso à memória por um processador é diferente conforme a região utilizada. Isso acontece com todos os processadores, contudo, as regiões de memória na qual o acesso é mais rápido ou mais lento serão diferentes para diferentes tipos de organização utilizada nos processadores.



Copyright © 2014 AIEC.