Resumo

O domínio da TI sobre a maioria das atividades desempenhadas no mercado de trabalho faz com que esta se torne uma área de extrema relevância econômica para a sociedade.

Grande parte das organizações do mercado, independente de suas áreas de atuação, possuem computadores que estão interconectados por meio de algum tipo de rede. Independente do tipo de interconexão, é importante que o ambiente de redes de computadores da sua organização esteja bem organizado e gerenciado.

Para trabalhar como um profissional de Tecnologia em Redes de Computadores é necessário que se tenha um grande domínio técnico, pois os tipos de atividades desempenhadas requerem conhecimentos avançados tanto em hardware, quanto em software.

A interconexão dos computadores de uma organização é derivada de alguma ligação feita por cabeamento físico, que pode compor redes, tais como: LAN, MAN, WAN, PAN, SAB e VLAN.

Um profissional de Tecnologia em Redes de Computadores pode atuar em empresas de suporte à rede, na área de manutenção de redes de qualquer pequena, média e grande organização que tenha uma LAN, em empresas de telefonia, entre outros.

A atuação na área de redes é bastante abrangente. Um Profissional que queira trabalhar nesta área pode dedicar-se a inúmeras subáreas de atuação, tais como: administração de redes, controle de desempenho de redes, gestão da equipe de suporte, desenvolvimento de projeto de redes, controle de segurança, entre muitas outras.

Administrador de redes é um profissional que tem que ser capaz, basicamente, de gerenciar e monitorar os ativos de uma rede de computadores, prever e tratar incidentes, assim como administrar a infraestrutura de redes de uma corporação. Também pode ser conhecido como analista de redes e em algumas organizações acumula os papéis de analista de segurança e de analista de suporte.



Copyright © 2014 AIEC.