As estruturas organizacionais podem ser alteradas de forma profunda, podendo ser afetados desde o layout da empresa até a forma de administração. É importante verificar a melhor forma de efetuar estas mudanças, se de cima para baixo ou de baixo para cima. Estas alterações podem gerar impactos como:


• Mudança no processo de trabalho, em que algumas atividades são eliminadas ou reduzidas para dar espaço a outras. Como por exemplo: digitação/datilografia.

• Eliminação de cargos de supervisão, criando-se cargos de gerência;

• Aumento do número de rotinas, relatórios e procedimentos, devido ao aumento da quantidade de informação, pois a TI tem aspecto de normatização organizacional;

• Redução da influência das gerências médias nas decisões, centralizando as decisões na direção, devido a integração entre as áreas geradas pelo uso de Sistemas de Informação. Desta forma, as informações são disponibilizadas de maneira rápida e precisa, sem intermediários;

• O uso de sistemas para controlar o ritmo de trabalho, os erros, a produção, as horas paradas.

Os impactos do uso de tecnologia em uma organização podem não corresponder às estratégias traçadas ou aos planejamentos esperados pela empresa, estes impactos dependem de como o processo de absorção das tecnologias é conduzido, do perfil das pessoas envolvidas e da natureza de trabalho das áreas envolvidas.

Desta forma, a área de gerenciamento de pessoal deve estar bem estruturada e alinhada em relação aos objetivos da organização e a como alcançar esses objetivos usando tecnologia. Também devemos levar em consideração, que não só atividades já existentes são impactadas, novos tipos de trabalho podem ser criados e precisam der redistribuídos e gerenciados.



Copyright © 2014 AIEC.