A maneira como as pessoas são administradas dentro de uma organização influencia de forma direta a absorção de mudanças organizacionais, permitindo o deslocamento gradativo de uma administração tradicional para uma gestão moderna e participativa. Para que isso aconteça, é de grande importância que os executivos tomem consciência que é de sua responsabilidade lidar com as pessoas da empresa e direcioná-las em suas atividades.

Para conseguir acompanhar a evolução do mercado, é fundamental a capacidade de adaptação a novos desafios, que podem ser inovadores ou estratégicos, físicos ou comportamentais, sendo mais fácil planejar e executar mudanças físicas que comportamentais.

Antigamente, como os ambientes eram mais estáveis, com padrões rígidos, poucas regras e mudanças, era mais simples administrar uma empresa. A globalização, a abertura dos mercados e o aumento da competitividade forçaram as empresas a repensarem o seu modelo de gerenciamento. A forma como o mundo do trabalho se dispõe atualmente exige, dos profissionais, qualificação para assumir os novos postos de trabalho, os quais estão diretamente ligados às tecnologias.

O novo ciclo econômico trazido com as novas tecnologias também pode gerar consequências negativas sobre o mercado de trabalho, devido a possibilidade de substituição de trabalhadores por equipamentos automatizados. Esse fato pode gerar resistência à modernização tecnológica, por parte de alguns trabalhadores.



Copyright © 2014 AIEC.