Organizações que visam sucesso devem focar:

• no aprendizado dos profissionais por meio do uso de tecnologias avançadas;
• na flexibilidade, produtividade e qualidade dos produtos;
• no aprimoramento dos processos de trabalho voltados para a competitividade;
• nas relações de trabalho cooperativas e complementares;
• na ênfase de treinamentos permanentes para manter os trabalhadores qualificados.


Neste novo contexto, o profissional é conduzido a ter uma formação qualificada, polivalente e com maior flexibilidade de atuação por meio do aprimoramento dos processos produtivos e administrativos das empresas, o que torna obsoletas as relações e estruturas de emprego convencionais. Deparamo-nos então com uma forte quebra de paradigmas.

A redução ou substituição de métodos manuais por métodos eletrônicos causam alterações no conteúdo e natureza das tarefas, o que pode gerar reações de comportamento, como resistência e medo. Os impactos podem ser de maior ou menor grau quando nos referimos às habilidades dos trabalhadores, dependendo do ramo de atuação negocial da empresa.

As relações do trabalhador com seu trabalho sofrem grandes alterações com a inserção da TI no seu cotidiano. A natureza das atividades executadas pelos trabalhadores é um dos principais aspectos impactados, pois antes se tratava de contato direto e físico e agora, esse contato é abstrato, feito por meio de um sistema de informação.



Copyright © 2014 AIEC.