1 - A TI e as mudanças nos setores da economia

A Tecnologia de Informação, ao longo do tempo, passou a interferir e mediar os processos informacionais e comunicativos das pessoas, passando então a receber o nome de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação.


As TICs proporcionam a automação e comunicação da pesquisa científica e ensino e de aprendizagem dos processos de negócio, por meio da utilização integrada de softwares, hardwares e recursos de telecomunicações.

A capacidade de relacionamento do homem está diretamente ligada à comunicação. Desta forma, com a evolução e amadurecimento da comunicação, por meio da troca de informações, registro de fatos e expressão de ideias, o homem vem aprimorando sua capacidade de relacionamento e consequentemente aumentando as chances de obter sucesso em suas atividades e objetivos. Conforme o surgimento das necessidades, o homem lança novas tecnologias e mecanismos para facilitar e automatizar seu cotidiano.

A internet foi a principal responsável pela potencialização do uso das TIC em várias áreas economicamente significativas na sociedade:

• na educação, podem ser usadas no processo de ensino e aprendizagem a distância;
• na indústria, no processo de automação;
• no comércio, na gestão dos processos e na publicidade;
• no setor de investimentos, na geração de informações simultâneas e comunicação imediata.



Copyright © 2014 AIEC.