Mesmo possuindo educação tecnológica básica, os trabalhadores precisam estar em constante capacitação, pois, como vimos, as demandas por novas tecnologias acabam por aumentar a procura por profissionais qualificados, fato que se torna mais evidente no novo mundo de produção, que tem como base tecnologias que mudam constantemente.

Desta forma, faz-se necessário um sistema de educação permanente para as novas gerações, bem como de capacitação para os trabalhados já inseridos no mercado.

Esta grande exigência por qualificação força os trabalhadores a buscar constantemente formas de atualizar seus conhecimentos sobre as atividades desempenhadas, o que envolve conhecer informações básicas, os princípios e processos, verificar se está apto a desempenhá-las e se é capaz de capacitar-se sozinho ou se precisa de ajuda de especialistas que as dominam.

A sociedade atual, conhecida como sociedade do conhecimento, precisará criar meios de financiamento da educação profissional, que garantam a aprendizagem durante toda a vida das pessoas. No Brasil, há iniciativas de formação profissional, que atrelam os sistemas educacionais a parcerias eficientes entre o público, o privado e o voluntário, como é o caso do Sistema S.



Copyright © 2014 AIEC.