4 - A construção de um Software

A construção de um software é composta por um conjunto ordenado de atividades, muitas das quais já padronizadas pelo mercado. De uma forma simplificada, podemos subdividir este processo em cinco grandes atividades, o levantamento e análise de requisitos, o desenho ou projeto do software, a etapa de implementação e testes de unidade, integração e testes do sistema e operação e manutenção. Detalhes de cada uma destas etapas já foram apresentados nos módulos anteriores.

Apesar das fases do desenvolvimento serem similares nas metodologias das mais diversas instituições, cada empresa tem suas próprias práticas, métodos e tecnologias para construção de software. Mas se cada um age de uma forma, como saber se o processo está adequado? Como avaliar se a forma de “construir” software da empresa está de acordo com as melhores práticas? Para resolver esta questão, surgiram os modelos de maturidade de software.


Os modelos de maturidade de software trazem um conjunto de elementos que auxiliam na avaliação e diagnóstico do nível de “experiência” de uma empresa na criação de sistemas, perpassando todas as atividades do ciclo de desenvolvimento.


Copyright © 2014 AIEC.