| O Capability Maturity Model Integration, ou CMMI, é o mais conhecido modelo de maturidade de software do mercado. Foi criado na década de 80 pela Universidade Carnegie Mellon para ser utilizado pelo Departamento de Defesa norte-americano. O CMMI é dividido em cinco níveis de maturidade e aborda 22 áreas chave do processo. A medida que a expertise aumenta em cada uma destas áreas chave, a empresa vai avançando os degraus do nível de maturidade. De acordo com o CMMI, toda e qualquer empresa inicia pelo primeiro nível de maturidade, chamado de Inicial. Neste estágio, considera-se que a organização ainda possui um processo ad hoc, ou seja, o método de construção é pensado para resolver apenas um problema específico, não existindo uma definição ou documentação padrão que é utilizada para atender a todos os projetos. O segundo nível de maturidade do modelo é chamado de Gerenciado. Nesta categoria, apesar de não ser obrigatório que o processo esteja escrito, ele é monitorado e controlado. Os projetos são planejados de acordo com uma política estabelecida e há garantia de que os membros da equipe de desenvolvimento possuam capacitação suficiente para entregar os produtos com a qualidade desejada dentro dos prazos esperados. O nível seguinte de desenvolvimento é o Definido. Aqui todos os processos, procedimentos, técnicas e padrões são formalmente “escritos”. Isto faz com que se consiga manter a consistência na construção de sistemas por toda a organização. Quando o processo, já definido, passa a ser Gerenciado Quantitativamente, a organização passa a próxima etapa evolutiva do modelo de maturidade do CMMI. Objetivos quantitativos são índices estatísticos para mensuração da eficiência e eficácia do processo de criação dos sistemas. Quando a
empresa consegue, com base nos índices de medição
coletados, trabalhar na melhoria contínua dos seus processos, ela
finalmente alcança o último estágio de maturidade
estabelecido no CMMI, o nível Otimizado. |
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