2 - Engenharia de Software

No início, acreditava-se na tese de que a engenharia de software deveria ser pensada como a engenharia do hardware. Até então, o processo de construção de sistemas era extremamente baseado no esquema codificar-consertar, onde, sem se preocupar muito com o desenho da solução, os programadores iniciavam a codificação do sistema, trabalhando no esquema codificação de novas funcionalidades - conserto dos erros identificados.

A mudança de paradigma veio, como já apresentado, como uma das consequências da crise do software, que motivou uma série de estudos de suporte ao processo de construção dos sistemas. Este processo desvinculou o software do hardware, dando uma nova diretriz e um novo conceito ao que se tinha como engenharia de software.


Em um conceito atual, Engenharia de Software é a área do conhecimento que estuda métodos, ferramentas e técnicas estruturadas de suporte ao processo de desenvolvimento de software, com o intuito de tornar o processo mais racional, reduzindo os erros, produzindo software mais confiável e fazendo com que os projetos consigam manterem-se próximos das suas metas de prazo e custo.


Copyright © 2014 AIEC.