Caixas eletrônicos, cartões de crédito e débito, poder fazer transações em qualquer lugar, essa são só algumas das facilidades trazidas pela introdução da Tecnologia da Informação do setor bancário. Mas o que hoje parece tão trivial, é uma realidade que só foi introduzida nas últimas décadas. No Brasil, por exemplo, a chegada dos caixas eletrônicos só aconteceu na década de 1980.

Hoje os bancos formam uma grande rede, não só entre agências de um mesmo banco, mas entre diferentes instituições financeiras. Os centros de processamentos de dados foram aperfeiçoados e se tornaram os mais seguros dentre as diversas categorias de empresas. Hoje é praticamente impossível chegar a uma cidade de pequeno a médio porte e não encontrar sequer um correspondente bancário onde se possa efetuar um saque ou pagar uma conta, tudo on-line e em tempo real.

Já são mais de 100 milhões de contas correntes no Brasil, o equivalente a quase 50% de nossa população. Além disso, das mais de 389 bilhões de transações realizadas, 23% foram executadas apenas através dos caixas eletrônicos. Isso demonstra o alcance do setor e o impacto da informatização nas transações bancárias. Saiba+



Copyright © 2014 AIEC.