|
|
|
A outra abordagem a ser discutida é a Orientação a Serviços, que busca representar o sistema em torno dos serviços que serão providos aos clientes. Este processo de modelagem se inicia com a identificação da cadeia de valor pela equipe de analistas, ou seja, são levantados os processos de mais alto nível dentre aqueles que irão compor o escopo do sistema. A partir daí é realizado um refinamento, onde são identificadas e documentadas (ou mapeadas) as interações entre diferentes atores na execução de atividades que compõem cada processo. Como já comentado, a notação mais utilizada para documentar os processos de negócio é o Business Process Model and Notation (BPMN). Na figura abaixo, apresentamos o modelo em BPMN do mapeamento de um processo de exemplo.
Observe que o processo mapeado é composto por uma sequência de atividades, desempenhadas por dois atores, a “Equipe de Gestão” e a “Equipe Técnica”. Cada ator é representado em uma estrutura separada, chamada de “raia”. O processo se inicia com a comunicação do acidente e termina com a aprovação da implantação da solução. Durante a sua execução, percebe-se que o fluxo é definido por estruturas de decisão, a partir da análise dos valores de entrada. Por exemplo, se um incidente é classificado como de “baixo ou médio impacto”, o fluxo segue para a atividade “Levantamento de Alternativas de Solução”, caso contrário, segue para a atividade “Priorizar e Registrar para Acompanhamento”. Saiba+
|
Copyright © 2014 AIEC. |