• Modelo Lógico

O modelo lógico é um modelo intermediário entre a representação conceitual e o modelo físico. Aqui, a representação das entidades já passa a incorporar características ligadas a algum tipo de tecnologia, com a utilização de chaves primárias e integridade referencial. É uma visão mais próxima dos profissionais que serão responsáveis por implementar o banco de dados do que do cliente responsável pelo fornecimento dos requisitos.

O processo de construção do modelo lógico tem como base o produto gerado na modelagem conceitual. Desta forma, as atividades desta etapa buscam derivar os relacionamentos do modelo conceitual, o aprofundando em detalhes, e a execução da normalização dos dados. Como regras de derivação, temos, por exemplo:

• Em Relacionamentos “um-para-um”, a chave primária da tabela mais importante (Exemplar) se torna chave estrangeira da outra (Estante).

• Em relacionamentos “um-para-muitos”, a chave primária da tabela Cliente se torna chave estrangeira da tabela Exemplar.

• No caso de relacionamentos muitos-para-muitos, deve-se criar uma terceira tabela que irá associar as chaves primárias das duas tabelas originais.



Copyright © 2014 AIEC.