3 - Linguagens de programação

Após as etapas de modelagem do negócio e dos dados, se inicia o processo de codificação do sistema propriamente dito. São centenas as linguagens de programação atualmente existentes no mundo, atendendo aos mais variados propósitos e implementando diversos dos paradigmas já apresentados. Desta forma, antes de mais nada, é necessário definir qual linguagem de programação será utilizada para codificar o sistema.

Algumas das principais linguagens utilizadas atualmente são descritas a seguir.

Linguagem C

A linguagem C é uma linguagem de terceira geração criada na Bell Labs, no ano de 1972. É a linguagem de programação mais utilizada no mundo, sendo a base para a construção de sistemas muito conhecidos, como os sistemas operacionais Windows e Linux.

É uma linguagem ligada ao paradigma imperativo, que, como já apresentado, tem como peças chave a existência de variáveis, de operações de atribuição, a execução sequencial dos comandos e a forma iterativa de repetição.

Um exemplo do código fonte de um programa em linguagem C é exibido abaixo. O resultado da execução deste código é a impressão do texto “Alô Mundo” na tela.

#include <stdio.h>
int main()
{

printf(“Alô Mundo”);

}

Em uma análise rápida do código, temos que o comando #include permite, ao programa em execução, o uso de funcionalidades existentes na biblioteca stdio.h, ao tempo que o comando printf executa a operação de imprimir o texto na tela. Toda linha de execução de comandos em C é finalizada com a utilização do ponto e vírgula.



Copyright © 2014 AIEC.