d) Gerenciamento dos Custos

A área de custos é responsável pelos processos que visam o planejamento e o controle do que é gasto no projeto. As estimativas de orçamento são definidas e refinadas durante todo o ciclo de vida, de modo que as informações sejam sempre as mais corretas. O objetivo maior é que o projeto consiga terminar dentro do orçamento que foi inicialmente alocado.

O PMI separa os quatro processos do gerenciamento de custos nas fases de planejamento e monitoramento e controle, conforme se pode observar abaixo.

São três as principais estimativas de custo do projeto, cada uma realizada em uma etapa específica e com um determinado nível de precisão. Quando ainda se está no início do projeto e as informações ainda não são muito precisas, é realizada uma estimativa de custo chamada de estimativa de ordem de grandeza, onde se permite uma variação de 50% para mais ou para menos, a partir do orçamento alocado.

À medida que o projeto progride, fatos vão se tornando conhecidos e as informações ficam mais precisas, de modo que, no início da etapa de planejamento, já é possível realizar uma estimativa de custos com variação de -10% a + 25%. A estimativa definitiva é conseguida ao fim da fase de planejamento, e tem uma variação de -5% a +10% do valor definido para o orçamento.



Copyright © 2014 AIEC.