O segundo papel definido na metodologia é o do Scrum Master, que é o principal responsável por garantir que as regras definidas no modelo Scrum estão sendo corretamente aplicadas pela equipe de desenvolvimento.

O Scrum Master trabalha junto com o Product Owner e com o restante do Time de Desenvolvimento, atuando como facilitador no entendimento dos valores, princípios e práticas definidas pelo Scrum. É também o responsável por proteger o time de possíveis interferências externas.

É interessante ressaltar que o Scrum Master atua como um líder e não como um gerente, já que não possui qualquer autoridade sobre as pessoas que compõem o time de desenvolvimento Scrum.

O time de desenvolvimento tem uma composição muito similar aos times tradicionalmente alocados em projetos de desenvolvimento de sistemas, contanto com especialistas das diversas áreas da computação, como analistas de requisitos, de sistemas, arquitetos de software, programadores, analistas de testes e de bancos de dados, além de especialistas em design de interfaces.


Apesar de se esperar que o time conte com uma equipe multidisciplinar, não há no SCRUM uma lista definindo quais destes perfis são obrigatórios. Desta forma, cada organização tem a liberdade de montar o seu time de desenvolvimento de acordo com a sua própria expertise.

Um time de desenvolvimento tem, normalmente, entre cinco e dez pessoas, sendo que um determinado integrante pode dominar mais de um perfil de conhecimento, sendo que o time tem a obrigação de se auto-organizar para definir a melhor estratégia para execução das atividades atribuídas, sem a interferência de agentes externos.



Copyright © 2014 AIEC.