O exemplo do Google

O Google é atualmente o principal serviço de buscas na internet e um dos sites mais acessados em todo o planeta. A iniciativa de se criar esta nova ferramenta de busca foi decorrência da grande quantidade de problemas apresentados pelos buscadores que eram utilizados à época, que realizavam, em sua grande maioria, a pesquisa por páginas baseando-se apenas na utilização de palavras chaves do texto, o que causava grande imprecisão nos resultados.

A principal novidade trazida pelo Google, e que acabou o posicionando como líder do setor, era o fato de que, em adição à utilização das palavras chave, o novo buscador se utilizava das ligações existentes entre as páginas para otimizar o seu processo de busca, o que ficou conhecido como “pagerank”.

A base de dados do Google conta, atualmente, com mais de quarenta bilhões de páginas armazenadas, o que representam mais de um trilhão de endereços únicos. Para se ter uma ideia, se fôssemos agrupar esses endereços um após o outro, seria o suficiente para se obter uma palavra com 51 milhões de quilômetros, ou um terço da distância entre a terra e o sol.

Junto com as páginas, o Google possui mais de um bilhão e meio de imagens armazenadas, o que representa um processamento de cerca de 24 petabytes de dados todos os dias.

Para dar suporte a essa enorme estrutura de TI, o Google contratou milhares de profissionais alocados nos seus escritórios ao redor do mundo. Dentre os perfis encontrados no quadro do Google, podemos citar:

• Engenheiros de Software,
• Engenheiros de Hardware,
• Analistas de Rede,
• Analista de Interfaces de Usuário,
• Técnicos em Infraestrutura.



Copyright © 2014 AIEC.