Seria diferente se Recruta Zero tivesse dito: “acho que o sargento vai assistir a um jogo”, aí ele estaria apenas emitindo uma opinião e não poderia dizer: é lógico.
Assim, se quisermos que a nossa conclusão seja lógica, devemos argumentar, isto é, expor as razões que a sustentam. Chamamos de "argumento" o encadeamento de razões.
Para exemplificar:A ligação entre as razões apresentadas e a conclusão é fundamental para se ter uma boa argumentação. No exemplo acima, não seria possível concluir que ela será aprovada, a partir de razões como: ela não é estudiosa ou não tira boas notas, pois não existiria relação entre essas razões e a conclusão.
A lógica trata das formas de argumentação, das maneiras de encadear o raciocínio para justificar, a partir de dados essenciais, as nossas conclusões. A lógica nos dá subsídios para identificar o que pode ou não pode ser concluído a partir de uma explicação ou comunicação.
É lógico que Maria será aprovada este ano, pois ela lê e escreve bastante, é inteligente e sempre tira boas notas.
As razões apresentadas são: ela lê e escreve bastante, ela é inteligente, ela sempre tira boas notas, que parecem suficientes para garantir a conclusão: Maria será aprovada.
É lógico que Maria será aprovada este ano, pois ela lê e escreve bastante, é inteligente e sempre tira boas notas.
As razões apresentadas são: ela lê e escreve bastante, ela é inteligente, ela sempre tira boas notas, que parecem suficientes para garantir a conclusão: Maria será aprovada.
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