A maioria de nós acredita que é somente na matemática que utilizamos o nosso raciocínio lógico, todavia este tipo de raciocínio está presente em todas as áreas de conhecimento. O “processo de pensar, expressar ideias, refletir, discutir, registrar, sistematizar, fazer e refazer baseia-se na contribuição interativa das diferentes disciplinas, por meio da articulação do pensamento e da linguagem na busca do significado das coisas e da elaboração do saber”.

Diferentes profissionais, em diferentes campos de atuação, utilizam a argumentação lógica para atingirem os seus objetivos. Entre eles podemos citar: os advogados, jornalistas, políticos, professores, publicitários.

Na matemática, somos convidados constantemente a apresentar conclusões como consequência lógica de determinadas afirmações que são inicialmente aceitas. É comum lidarmos com as expressões:

Se as retas a e b em um plano não possuem pontos comuns, então a e b são retas paralelas.
Se um ângulo é obtuso, então ele é maior que 90º e menor que 180º.
Se √x= 4, então x=16
Se um número maior que zero é par, então é terminado por 0, 2, 4, 6 ou 8

Observe que as expressões na matemática normalmente são construídas assim: Se isto é verdade, então aquilo também é.

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