Se perguntarmos a alguém: Você gostaria de melhorar sua habilidade de resolver problemas lógicos e matemáticos ou melhorar sua compreensão das informações que você lê em publicações cientificas, em relatórios médicos ou nos contratos legais? a maioria das pessoas responderia sim a essas perguntas.
Muitas pessoas ficariam felizes em ampliar sua capacidade de raciocínio porque, no mundo de hoje, é impossível deixar de resolver alguns problemas, ler documentos técnicos, controlar conta bancaria e orçamento doméstico, calcular impostos ou ler instruções para instalar equipamentos domésticos. Inicialmente, devemos considerar que é possível enfrentar dificuldades e cometer erros, pois estamos aprendendo e experimentando.
Uma forma de melhorar nossas habilidades de análise é observar os tipos de erros que as pessoas fazem frequentemente, e então ficar atento para não praticá-los. Ocasionalmente, entretanto, erros acontecem porque determinada pessoa não possui as informações necessárias para responder a um determinado problema. Por exemplo, dada uma questão de vocabulário, um aluno pode não saber o significado de determinadas palavras contidas nas questões.
Mas, muitos erros não são deste tipo. Ao invés, os alunos têm informações suficientes e erram a questão porque seus processos de análise e raciocínio falham de alguma forma. Falham na leitura ou na análise do problema, não têm persistência para chegar na solução ou não sabem “pensar alto” enquanto trabalham. Vamos analisar cada caso de falha.