a) Imprecisão de leitura
O aluno:
- Lê o texto de um problema sem se concentrar no significado das palavras e não entende completamente o problema.
- Lê as frases sem perceber que seu entendimento é vago e não se pergunta: “Será que compreendi bem esse problema?”
- Faz uma leitura muito rápida do problema e perde a compreensão global.
- Às vezes, perde algumas palavras porque não lê cuidadosamente o problema, “passa por cima” de palavras importantes.
- Faz uma leitura desatenta e perde um ou mais fatos ou ideias do problema.
- Não é consistente na maneira como interpreta as palavras ou executa operações envolvidas no problema. A cada ocasião atua de forma diferente.
- É impreciso ao visualizar uma descrição ou relação apresentada no texto.
- Não relaciona o texto escrito com a realidade ou eventos concretos de modo a tornar claro e inteligível o significado do que está escrito.
- Não usa o dicionário quando é preciso.
- Não transforma as palavras que não são claras em palavras que já conhece.
- Salta palavras ou frases ou ainda se satisfaz com um vago entendimento delas ao invés de tentar obter melhor compreensão.
b) Falha na análise do problema
O aluno:
- Não divide o problema em partes.
- Não inicia por uma determinada parte que possa manipular de modo a iniciar a solução.
- Não trabalha passo a passo.
- Não é suficientemente preciso em cada passo.
- Não usa as partes do problema que já entendeu para ajudá-lo a resolver as partes mais difíceis.
- Não clarifica o raciocínio sobre as partes entendidas de modo a trabalhar a partir delas.
- Não se baseia no conhecimento e experiências anteriores para entender as ideias que não estão claras.
- Não constrói ativamente (mentalmente ou no papel) uma representação das ideias descritas no texto, que poderia ajudar no entendimento do problema.
- Fica inseguro quanto à correção de alguma etapa ou conclusão, mas não confere.
- Não tem certeza sobre a fórmula ou procedimento que deve ser utilizado mas não confirma.
- Trabalha ou calcula rápido demais e erra.
- Não avalia a solução ou a interpretação obtida em termos de seu conhecimento anterior sobre o tópico.
Copyright © - Vicente Nogueira Filho.