c) Falta de persistência
O aluno:
- Faz poucas tentativas de usar o raciocínio para resolver um problema.
- Não confia em sua habilidade de tratar esse tipo de problema.
- Acredita que o raciocínio não funciona para aquele problema.
- Sente-se confuso e não inicia um trabalho sistemático.
- Clarifica as partes do problema que podem ser prontamente compreendidos para depois prosseguir.
- Escolhe uma resposta baseada na consideração superficial do problema – na impressão ou sentimento daquilo que pode ser correto.
- Faz apenas uma tentativa superficial e tenta adivinhar uma resposta.
- Resolve o problema de maneira mecânica, sem pensar muito.
- Estuda parcialmente o problema, abandona e pula para uma conclusão.
d) Falha em “pensar alto”
- O aluno não verbaliza o problema em detalhes suficientes enquanto trabalha. Em certos pontos ele para e pensa sem verbalizar seus pensamentos. Efetua um cálculo numérico ou representa uma conclusão sem verbalizar ou explicar os passos executados.
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