As empresas de sucesso não estão considerando a separação clássica entre produtos e atendimento. Para elas, o importante é entregar "valor para o cliente".
Valor é a combinação dos componentes tangíveis e intangíveis experimentados pelo cliente ao negociar com a empresa. Os fatores objetivos ou tangíveis estão relacionados com o lado esquerdo do cérebro; os subjetivos ou intangíveis, com o lado direito do cérebro.
Hoje, as empresas estão deixando de se concentrar no seu interior, isto é, nos blocos do organograma e nas linhas de comando.
Ao contrário, estão se preocupando com os resultados sob o ponto de vista dos clientes.
O "pacote de valor para o cliente" é uma combinação de fatores tangíveis e intangíveis que cria nos clientes uma percepção total do valor recebido. É a experiência total do cliente que determina sua percepção de qualidade.
As principais diferenças entre a mentalidade industrial e a do valor para o cliente são as seguintes:
| Diferenças | Mentalidade industrial | Valor para o cliente |
|---|---|---|
| Missão da Empresa | Missão de vender mercadoria com lucro. Faz um produto e procura clientes para o mesmo. | O paradigma de valor para o cliente procura conquistar e manter o cliente satisfazendo suas necessidades, adicionando continuamente mais valor para ele. |