A filosofia de valor para o cliente possui seis elementos básicos.
Incorporar qualidade no comportamento das pessoas significa ajudá-las a se tornarem capazes de implementar melhorias contínuas nos processos já existentes para aumentar o valor que é entregue ao cliente.
Além da qualidade do produto ou do atendimento, a incorporação da filosofia da qualidade nos funcionários constitui a base do valor ao cliente.
A base para agregar valor ao cliente está em disseminar a filosofia de qualidade do produto e do serviço entre todas as pessoas da organização.
AProcesso é visto como um grupamento de tarefas executadas para obtenção de um determinado resultado para o cliente.
A qualidade do resultado é, em grande parte, determinada pela qualidade do que entra no processo.
Um grupo de processos interligados pode ser chamado de sistema. O estudo para uma determinada melhoria deve ser feito em cada processo por vez.
Todo processo recebe alguma coisa de alguém, faz alguma modificação e envia alguma coisa para frente.
Fornecedor é quem envia algo para um processo. É o processo anterior. Cliente é quem recebe algo de um processo, portanto, o processo seguinte.
Os funcionários e departamentos são clientes uns dos outros, enquanto os clientes externos recebem valores, em troca de recursos financeiros.