1 – INTRODUÇÃO
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Administração da AIEC compreende a realização do alinhamento dos aspectos teóricos pertinentes às diferentes áreas da Administração, estudados ao longo do curso, com a prática administrativa da Empresa.
A orientação para o TCC tem o intuito de esclarecer o processo de trabalho, em suas diversas etapas, e propor formas de organizá-lo, de maneira a esclarecer aspectos práticos e teóricos observados e investigados na empresa escolhida, de forma a alcançar resultados e sugestões práticas que possam conduzir ao Plano de Negócios.
Principais objetivos do TCC
- Operacionalizar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de administração.
- Desenvolver atitudes e comportamentos compatíveis com a atuação profissional, valorizando o perfil empreendedor.
- Sedimentar conteúdo, habilidades e aptidões por meio do exercício sistemático de conhecimento, análise e avaliação de situações administrativas setoriais e globais.
- Exercitar a prática profissional, sob a modalidade de TCC. O aluno terá contato com problemas de ordem prática, desenvolvendo sua capacidade crítica de apontar soluções e propor melhorias. A sua imparcialidade permite uma análise diferenciada do negócio em questão, podendo até mesmo sugerir ao final do TCC, a contratação de consultorias especializadas.
- Vivenciar a aplicabilidade dos diversos componentes do Plano de Negócios, assim como caracterizar a empresa que está sendo objeto de estudo e realizar uma abrangente análise de mercado. O aluno também terá acesso à realidade econômico-financeira da empresa em questão, sendo capaz de analisá-la e interpretá-la.
1.1 OBJETIVOS DO GUIA DE TCC
- Orientar o aluno no desenvolvimento do TCC nos 7o e 8º períodos do curso de Administração;
- Oferecer um panorama geral sobre a estrutura dos elementos componentes de um trabalho acadêmico.
RECOMENDAMOS A SUA LEITURA COMPLETA PARA ENTENDIMENTO DA DINÂMICA DESTA DISCIPLINA
Esta apresentação contém, ainda, informações explicativas sobre cada elemento do TCC, de acordo os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Obs.: Situações ou dúvidas que não estejam devidamente esclarecidas neste guia deverão ser discutidas com o orientador acadêmico.
2 – DOCUMENTOS DO TCC
- Formulário de perfil da empresa: deverá ser preenchido on-line, pelo aluno, disponível em seu ambiente de estudo, no ícone “TCC”. O objetivo desse formulário é apresentar as principais informações a respeito da empresa escolhida para o TCC e é obrigatório a todos os alunos.
- Termo de compromisso: documento a ser assinado pelos alunos, empresa e AIEC (tutor presencial) que tem como objetivo principal firmar o TCC a ser desenvolvido entre alunos da AIEC e a empresa escolhida. Este documento será obrigatório para todos os alunos e comprova o ingresso na disciplina TCC.
- Acordo de confidencialidade: documento a ser assinado pelos alunos, empresa e AIEC que tem como objetivo principal assegurar o sigilo das informações obtidas no TCC. Esse documento deverá ser assinado apenas em situações em que a empresa escolhida para o TCC apresentar insegurança ou questionamento quanto à confidencialidade das informações obtidas pelos alunos. A assinatura desse documento não será obrigatória.
- Entrevista filmada com o(s) empresário(s). Orientações:
- TCC I: Os alunos deverão registrar as expectativas dos empresários em relação ao trabalho (TCC) que será desenvolvido pelos alunos;
- TCC II: Os alunos deverão colher depoimento dos empresários a respeito da percepção, avaliação do trabalho que foi desenvolvido pelos alunos na respectiva empresa.
- As entrevistas poderão ser filmadas com aparelho celular, câmeras de vídeo, tablets, etc. A duração máxima da filmagem deverá ser de 5 minutos.
- Todos os formulários devem ser digitalizados, assinados e anexados no ícone “TCC”, na parte superior de seu ambiente de aluno.
- A gravação (deve ser identificada, com nome do polo, grupo e líder) deverá ser postada no ambiente do aluno ícone “TCC”, juntamente com os demais documentos do TCC.
Obs.1: O prazo de postagem da gravação será até o 2º encontro presencial do TCC I e até o 2º encontro presencial para o TCC II.
A entrevista filmada não é obrigatória, será utilizada, apenas, para enriquecimento do trabalho.
Obs.2: Não serão permitidas alterações nos documentos citados acima.
3 – ÁREAS DE CONHECIMENTO DO TCC
O TCC deve incluir obrigatoriamente a coleta de informações junto a uma organização nas áreas de Marketing, Finanças, Contabilidade, Vendas e Marketing, Produtos/serviços, Produção e Logística, Pessoal, Compras, ou seja, todas as áreas direta ou indiretamente ligadas ao funcionamento da mesma.
4 – DINÂMICA DO TCC
O TCC (I e II) será desenvolvido a partir das etapas que se seguem.
- Preenchimento on-line das questões específicas de cada módulo em cada unidade, a ser realizado pelo líder, ou pelo vice-líder, do grupo.
- Após o preenchimento dos questionários, o sistema gera um resumo consolidado de todas as respostas registradas e, a partir dessas informações obtidas, o grupo fará uma pequena análise a respeito das mesmas. Esse resumo será a base para o desenvolvimento do relatório parcial.
- O relatório parcial de cada módulo desenvolvido pelo grupo deverá ser postado no sistema de atividades.
- É obrigatória a presença e participação nos encontros presenciais por meio de apresentações dos relatórios elaborados: após a conclusão de um determinado módulo e elaboração do respectivo relatório parcial, todos os grupos farão apresentações em Power Point, a fim de registrar e discutir suas principais conclusões e observações obtidas na empresa pesquisada, assim como possíveis dificuldades.
- Realizar entrevista com o(s) empresário(s) responsável(is) pela empresa a fim de se registrar as suas expectativas com o desenvolvimento do Plano de Negócios (ROTEIRO LIVRE).
- O encerramento do TCC (TCC II - 8º período) ocorre com o envio do relatório final Plano de Negócios.
- No último encontro presencial (TCC II - 8º período) será realizada a apresentação do Plano de Negócios concluído.
4.1 RELATÓRIOS DO TCC
4.1.1 Cada módulo, de cada unidade, é antecedido por uma série de orientações a respeito do conteúdo a ser investigado na empresa, esclarecendo e facilitando a redação do relatório parcial pelo grupo.
São elas:
- Objetivo do módulo
- Dicas de redação do relatório parcial
- Principais erros a serem evitados
4.1.2 O aluno deverá responder todas as questões do questionário de um determinado módulo antes de dar início ao módulo seguinte.
4.1.3 Eventualmente, em função do setor e perfil das empresas escolhidas para o TCC, algumas perguntas dos questionários poderão não ser respondidas pelos alunos.
4.1.4 Caso isto aconteça, o grupo deverá entrar em contato com o professor responsável pelo módulo em questão a fim de informar as dúvidas pertinentes. O mesmo orientará os alunos sobre como proceder nestes casos.
4.2 ESTRUTURA E ASPECTOS FORMAIS
Antes de dar início ao levantamento de dados para seus relatórios, é importante seguir algumas dicas fundamentais:
- Revisão prévia de conteúdo – O aluno deve realizar uma boa revisão dos principais conceitos estudados durante o curso, nas diversas disciplinas, e que serão importantes nos módulos do TCC. Essa revisão é importante, pois, para a boa apresentação do TCC, o grupo deve dominar o assunto, posteriormente os questionários devem ser respondidos e compreendidos de forma a ajudar na futura delimitação do Plano de Negócios, ou seja, conceituação, objetivos da pesquisa e apresentação dos relatórios são etapas fundamentais para fornecer ao grupo os elementos necessários para situar o tema do trabalho e a proposta de Plano de Negócios. Todas as disciplinas do curso ficam abertas para consulta dos alunos.
- Olhar crítico no campo - Quando o grupo for realizar o trabalho de campo, ou seja, visitas à empresa escolhida, cada aluno deverá observar criticamente todos os aspectos à luz dos conceitos estudados e recentemente revisados.
- Embasamento conceitual – Ao estruturar o relatório, o aluno deve, em cada módulo ou tópico, evidenciar o domínio conceitual do grupo, pois este, junto com “capacidade de análise e argumentação” e “avaliação crítica” são pontos muito importantes entre os critérios de avaliação do TCC.
- Redação e formatação – Por se tratar de um trabalho de conclusão de curso, é fundamental a apresentação de um relatório mais técnico, em linguagem clara e objetiva, para uma avaliação mais completa do desempenho no curso:
- O texto científico deve conter os elementos objetividade, precisão, imparcialidade, clareza, coerência e impessoalidade.
- Os verbos devem ser utilizados preferencialmente na terceira pessoa do singular, evitando usar a terceira pessoa do plural e nunca a primeira pessoa.
4.3 O RELATÓRIO FINAL
Após a realização da primeira etapa e relatórios parciais, inicia-se a 2ª etapa do TCC (TCC II - 8º período). O grupo deverá analisar todos os relatórios parciais e suas respectivas correções feitas pelos professores a fim de dar início à elaboração do relatório final: o Plano de Negócios. Nesta etapa alguns elementos devem ser considerados:
- Os alunos devem lembrar que todas as informações contidas nos relatórios parciais deverão ser transcritas e reelaboradas para o Plano de negócios. Orientações a respeito desta etapa poderão ser consultadas no módulo específico da unidade III – Estruturação do Plano de Negócios.
- Fotos: Os alunos poderão inserir fotos da empresa em seus relatórios parciais e no relatório final (Plano de Negócios) como anexo, ou como parte integrante do texto, o que enriquece o TCC, fornecendo imagens reais do processo.
- Para facilitar o envio de fotos sem prejudicar a formatação dos trabalhos originais, é necessário usar o programa de redução de fotos Pix Resizer, disponível no sistema. Em caso de dúvidas, o suporte técnico deverá ser acionado.
- Cabeçalho padrão: Todos os relatórios parciais e o Plano de Negócios deverão ser postados no sistema de atividades, devidamente identificados pelo “Cabeçalho padrão” que se encontra no final deste guia. É importante também que os arquivos sejam devidamente identificados ao serem enviados - exemplo: Grupo Lojinha da Criança – Módulo 1.
- Avaliação dos relatórios: A correção, feedback e atribuição de notas serão de responsabilidade dos professores responsáveis por cada módulo. O retorno dos relatórios (notas/feedback) será postado pelo professor responsável no sistema de atividades, ficando acessível para todos os membros do grupo.
- Dúvidas de conteúdo: Dúvidas e eventuais esclarecimentos sobre o conteúdo dos módulos, questionários etc. deverão ser encaminhados via e-mail aos respectivos professores responsáveis. Neste caso, não é necessário o envio de cópia à coordenação.
4.3.1 Dicas Para Elaboração Do Plano De Negócios Final
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta em todos os detalhes a forma de confecção dos diversos tipos de documentos. Em nosso caso, serão adotadas as seguintes convenções para facilitar a formatação, separação e diagramação dos relatórios:
- configuração da página: o modelo do papel A-4 será formatado com 3 cm na parte superior e 2 cm na inferior, a margem direita terá 2 cm e a esquerda 3 cm;
- tamanho da letra: 14 para título dos capítulos e 12 para as demais situações, devendo-se dar preferência a Times New Roman e em caso de destaque para títulos usar negrito, para os capítulos, sublinhado e itálico para ressaltar alguns trechos de interesse;
- distância entre linhas: espaço duplo, lembrando que o parágrafo iniciar-se-á a 2 cm da margem;
- itenização: sempre no início da margem esquerda, o capítulo em romanos e os itens e subitens em sequência arábica;
- Numeração: inserir os números de páginas a partir da 2ª página no cabeçalho e à direita.
As normas relacionadas acima constituem prescrições para a elaboração de qualquer trabalho acadêmico, mas podem ser consultadas também, caso seja necessário:
- NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;
- NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento – Procedimento;
- NBR 6027 – Sumário – Procedimento;
- NBR 6028 – Resumos – Procedimento;
- NBR 6034 – Preparação de índice de publicações – Procedimento;
- NBR 10520 – Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos.
Como toda norma está sujeita a revisão, recomenda-se que seja verificada a atualização destas, se necessário, por edições mais recentes, por exemplo, a atualização ABNT/2013.
5 – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO TCC
As três unidades serão trabalhadas na mesma empresa conforme orientações dadas no item “8. 1 Critérios seletivos” item 1, 2, 3 e 4.
- Unidade I – A Empresa - Empresa real – Empresa escolhida pelo aluno
- Unidade II – MKT - Empresa real - Empresa escolhida pelo aluno
- Unidade III – Produção - Empresa escolhida pelo aluno
- Unidade IV – Finanças: Será disponibilizado no site as empresas para que grupo escolha, não podendo ter grupos trabalhando com as mesmas empresas, conforme orientações dadas no item “8. 1 Critérios seletivos” item 5.
| TCC I - 7º PERÍODO |
Professor Responsável |
| Unidade I – A Empresa |
| Módulo 1 – O negócio e seus produtos e serviços |
Marcos Fadanelli |
| Módulo 2 – Gestão de pessoas |
Marcos Fadanelli |
| Unidade II – MKT |
| Módulo 1 - Análises de mercado e concorrência |
Luciana Mourão |
| Módulo 2 – Estratégia de marketing |
Luciana Mourão |
| TCC II - 8º PERÍODO |
Professor Responsável |
| Unidade III – Produção |
| Módulo 1 – Processo de fabricação/operações |
Guilherme Lima |
| Módulo 2 – Tecnologia: pesquisa e desenvolvimento |
Guilherme Lima |
| Unidade IV – Finanças |
| Módulo 1 – Análise financeira |
Sérgio Oliveira |
| Relatório final – Plano de Negócios |
Luciana Mourão, Marcos Fadanelli, Guilherme Lima, Sérgio Oliveira |
6 – ORIENTAÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Orientação do TCC divide-se por períodos, com os seguintes professores:
TCC I (7º período):
- Empresa – Prof. Marcos Fadanelli
- Marketing – Profa. Luciana Mourão
TCC II (8º Período):
- Produção – Prof. Guilherme Lima
- Finanças – Prof. Sérgio Oliveira
- Plano de Negócios – todos os professores
6.1 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES (70%)
Os principais pontos a serem observados e avaliados pelos professores são os seguintes:
- domínio ou utilização correta dos conceitos e ferramentas apresentadas nas disciplinas atuais ou de períodos passados, sem fuga do tema;
- capacidade de análise e argumentação consistente sobre a realidade encontrada na empresa onde o TCC está sendo realizado;
- texto claro, coerente, objetivo e correto gramaticalmente;
- capacidade de o aluno propor melhorias para a empresa em questão, a partir das especificidades do setor, da região e da própria empresa;
- apresentação/estruturação do trabalho;
- atenção aos elementos exigidos e apresentados neste guia orientador.
6.2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TUTORES (30%)
O tutor presencial avalia apresentação dos relatórios e qualidade da participação nas atividades que acontecem nos encontros presenciais referente ao TCC.
7 – PRAZOS E ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS E LÍDERES DE GRUPO
Além dos conhecimentos disponíveis e da utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos já relatados, o aluno deve ficar atento aos prazos e atribuições de cada um no grupo de TCC. Assim, é importante observar os seguintes aspectos: