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(Trabalho de Conclusão de Curso)

GUIA DO TCC AIEC

I e II

Trabalho de Conclusão de Curso 

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1 – INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Administração da AIEC compreende a realização do alinhamento dos aspectos teóricos pertinentes às diferentes áreas da Administração, estudados ao longo do curso, com a prática administrativa da Empresa.

A orientação para o TCC tem o intuito de esclarecer o processo de trabalho, em suas diversas etapas, e propor formas de organizá-lo, de maneira a esclarecer aspectos práticos e teóricos observados e investigados na empresa escolhida, de forma a alcançar resultados e sugestões práticas que possam conduzir ao Plano de Negócios.

Principais objetivos do TCC

1.1 OBJETIVOS DO GUIA DE TCC

RECOMENDAMOS A SUA LEITURA COMPLETA PARA ENTENDIMENTO DA DINÂMICA DESTA DISCIPLINA

Esta apresentação contém, ainda, informações explicativas sobre cada elemento do TCC, de acordo os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Obs.: Situações ou dúvidas que não estejam devidamente esclarecidas neste guia deverão ser discutidas com o orientador acadêmico.

2 – DOCUMENTOS DO TCC

Obs.1: O prazo de postagem da gravação será até o 2º encontro presencial do TCC I e até o 2º encontro presencial para o TCC II.

A entrevista filmada não é obrigatória, será utilizada, apenas, para enriquecimento do trabalho.

Obs.2: Não serão permitidas alterações nos documentos citados acima.

3 – ÁREAS DE CONHECIMENTO DO TCC

O TCC deve incluir obrigatoriamente a coleta de informações junto a uma organização nas áreas de Marketing, Finanças, Contabilidade, Vendas e Marketing, Produtos/serviços, Produção e Logística, Pessoal, Compras, ou seja, todas as áreas direta ou indiretamente ligadas ao funcionamento da mesma.

4 – DINÂMICA DO TCC

O TCC (I e II) será desenvolvido a partir das etapas que se seguem.

4.1 RELATÓRIOS DO TCC

4.1.1 Cada módulo, de cada unidade, é antecedido por uma série de orientações a respeito do conteúdo a ser investigado na empresa, esclarecendo e facilitando a redação do relatório parcial pelo grupo. São elas:

4.1.2 O aluno deverá responder todas as questões do questionário de um determinado módulo antes de dar início ao módulo seguinte.

4.1.3 Eventualmente, em função do setor e perfil das empresas escolhidas para o TCC, algumas perguntas dos questionários poderão não ser respondidas pelos alunos.

4.1.4 Caso isto aconteça, o grupo deverá entrar em contato com o professor responsável pelo módulo em questão a fim de informar as dúvidas pertinentes. O mesmo orientará os alunos sobre como proceder nestes casos.

4.2 ESTRUTURA E ASPECTOS FORMAIS

Antes de dar início ao levantamento de dados para seus relatórios, é importante seguir algumas dicas fundamentais:

  1. Revisão prévia de conteúdo – O aluno deve realizar uma boa revisão dos principais conceitos estudados durante o curso, nas diversas disciplinas, e que serão importantes nos módulos do TCC. Essa revisão é importante, pois, para a boa apresentação do TCC, o grupo deve dominar o assunto, posteriormente os questionários devem ser respondidos e compreendidos de forma a ajudar na futura delimitação do Plano de Negócios, ou seja, conceituação, objetivos da pesquisa e apresentação dos relatórios são etapas fundamentais para fornecer ao grupo os elementos necessários para situar o tema do trabalho e a proposta de Plano de Negócios. Todas as disciplinas do curso ficam abertas para consulta dos alunos.

  2. Olhar crítico no campo - Quando o grupo for realizar o trabalho de campo, ou seja, visitas à empresa escolhida, cada aluno deverá observar criticamente todos os aspectos à luz dos conceitos estudados e recentemente revisados.

  3. Embasamento conceitual – Ao estruturar o relatório, o aluno deve, em cada módulo ou tópico, evidenciar o domínio conceitual do grupo, pois este, junto com “capacidade de análise e argumentação” e “avaliação crítica” são pontos muito importantes entre os critérios de avaliação do TCC.

  4. Redação e formatação – Por se tratar de um trabalho de conclusão de curso, é fundamental a apresentação de um relatório mais técnico, em linguagem clara e objetiva, para uma avaliação mais completa do desempenho no curso:

    • O texto científico deve conter os elementos objetividade, precisão, imparcialidade, clareza, coerência e impessoalidade.
    • Os verbos devem ser utilizados preferencialmente na terceira pessoa do singular, evitando usar a terceira pessoa do plural e nunca a primeira pessoa.
  1. Respeitar a autoria das ideias e citar as fontes de forma correta – O texto deve ser de autoria dos próprios alunos. Ao fazer referência a trechos ou conceitos de outros autores, ou utilizar uma fonte da internet ou ideias retiradas de livros ou artigos científicos, ou se for feita transcrição literal de outra autoria no corpo do trabalho, o trecho deve vir entre aspas, deve ser citada a autoria no corpo do texto e fazer corretamente a citação das fontes nas referências bibliográficas, ao final do relatório, onde serão listadas todas as que foram utilizadas ao longo do trabalho.
  2. Sendo constatado desrespeito aos direitos de autoria, a atividade receberá nota zero, sem a possibilidade de refazer o trabalho.

  3. Propostas dos alunos: Durante a coleta de informações na empresa e ao se preparar para a elaboração dos relatórios parciais, o grupo poderá encontrar uma série de falhas/deficiências da empresa e já apontá-las, sugerir soluções e desenvolvê-las. Essas reflexões constituem parte do conteúdo desejado na redação do relatório parcial.

  4. Correções dos professores: Pode-se dizer que a investigação realizada na empresa ocorre em etapas, ou seja, à medida que as perguntas propostas nos questionários são respondidas, novos questionamentos são feitos e todo o trabalho passa a seguir um novo direcionamento. As observações apontadas pelos professores nas correções dos relatórios parciais deverão ser consideradas para o relatório final.

4.3 O RELATÓRIO FINAL

Após a realização da primeira etapa e relatórios parciais, inicia-se a 2ª etapa do TCC (TCC II - 8º período). O grupo deverá analisar todos os relatórios parciais e suas respectivas correções feitas pelos professores a fim de dar início à elaboração do relatório final: o Plano de Negócios. Nesta etapa alguns elementos devem ser considerados:

  1. Os alunos devem lembrar que todas as informações contidas nos relatórios parciais deverão ser transcritas e reelaboradas para o Plano de negócios. Orientações a respeito desta etapa poderão ser consultadas no módulo específico da unidade III – Estruturação do Plano de Negócios.

  2. Fotos: Os alunos poderão inserir fotos da empresa em seus relatórios parciais e no relatório final (Plano de Negócios) como anexo, ou como parte integrante do texto, o que enriquece o TCC, fornecendo imagens reais do processo.

  3. Para facilitar o envio de fotos sem prejudicar a formatação dos trabalhos originais, é necessário usar o programa de redução de fotos Pix Resizer, disponível no sistema. Em caso de dúvidas, o suporte técnico deverá ser acionado.

  4. Cabeçalho padrão: Todos os relatórios parciais e o Plano de Negócios deverão ser postados no sistema de atividades, devidamente identificados pelo “Cabeçalho padrão” que se encontra no final deste guia. É importante também que os arquivos sejam devidamente identificados ao serem enviados - exemplo: Grupo Lojinha da Criança – Módulo 1.

  5. Avaliação dos relatórios: A correção, feedback e atribuição de notas serão de responsabilidade dos professores responsáveis por cada módulo. O retorno dos relatórios (notas/feedback) será postado pelo professor responsável no sistema de atividades, ficando acessível para todos os membros do grupo.

  6. Dúvidas de conteúdo: Dúvidas e eventuais esclarecimentos sobre o conteúdo dos módulos, questionários etc. deverão ser encaminhados via e-mail aos respectivos professores responsáveis. Neste caso, não é necessário o envio de cópia à coordenação.

4.3.1 Dicas Para Elaboração Do Plano De Negócios Final

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta em todos os detalhes a forma de confecção dos diversos tipos de documentos. Em nosso caso, serão adotadas as seguintes convenções para facilitar a formatação, separação e diagramação dos relatórios:

  1. configuração da página: o modelo do papel A-4 será formatado com 3 cm na parte superior e 2 cm na inferior, a margem direita terá 2 cm e a esquerda 3 cm;

  2. tamanho da letra: 14 para título dos capítulos e 12 para as demais situações, devendo-se dar preferência a Times New Roman e em caso de destaque para títulos usar negrito, para os capítulos, sublinhado e itálico para ressaltar alguns trechos de interesse;

  3. distância entre linhas: espaço duplo, lembrando que o parágrafo iniciar-se-á a 2 cm da margem;

  4. itenização: sempre no início da margem esquerda, o capítulo em romanos e os itens e subitens em sequência arábica;

  5. Numeração: inserir os números de páginas a partir da 2ª página no cabeçalho e à direita.

As normas relacionadas acima constituem prescrições para a elaboração de qualquer trabalho acadêmico, mas podem ser consultadas também, caso seja necessário:

Como toda norma está sujeita a revisão, recomenda-se que seja verificada a atualização destas, se necessário, por edições mais recentes, por exemplo, a atualização ABNT/2013.

5 – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO TCC

As três unidades serão trabalhadas na mesma empresa conforme orientações dadas no item “8. 1 Critérios seletivos” item 1, 2, 3 e 4.

TCC I - 7º PERÍODO Professor Responsável
Unidade I – A Empresa
Módulo 1 – O negócio e seus produtos e serviços Marcos Fadanelli
Módulo 2 – Gestão de pessoas Marcos Fadanelli
Unidade II – MKT
Módulo 1 - Análises de mercado e concorrência Luciana Mourão
Módulo 2 – Estratégia de marketing Luciana Mourão
TCC II - 8º PERÍODO Professor Responsável
Unidade III – Produção
Módulo 1 – Processo de fabricação/operações Guilherme Lima
Módulo 2 – Tecnologia: pesquisa e desenvolvimento Guilherme Lima
Unidade IV – Finanças
Módulo 1 – Análise financeira Sérgio Oliveira
Relatório final – Plano de Negócios Luciana Mourão, Marcos Fadanelli, Guilherme Lima, Sérgio Oliveira

6 – ORIENTAÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A Orientação do TCC divide-se por períodos, com os seguintes professores:

TCC I (7º período):

TCC II (8º Período):

6.1 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES (70%)

Os principais pontos a serem observados e avaliados pelos professores são os seguintes:

6.2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TUTORES (30%)

O tutor presencial avalia apresentação dos relatórios e qualidade da participação nas atividades que acontecem nos encontros presenciais referente ao TCC.

7 – PRAZOS E ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS E LÍDERES DE GRUPO

Além dos conhecimentos disponíveis e da utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos já relatados, o aluno deve ficar atento aos prazos e atribuições de cada um no grupo de TCC. Assim, é importante observar os seguintes aspectos: