A função controle, assim como a organização, a palavra controle pode assumir vários significados em administração, a saber: Controle como função restritiva e coerciva: Utilizado no sentido descobrir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas. Por exemplo: Proibido fumar; exclusivo para deficientes físicos; acesso não permitido. Controle como função administrativa: Trataremos do controle sob este ponto de vista, ou seja, o controle como a última etapa do processo administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção. A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento. A essência do controle reside em verificar se as atividades controladas estão ou não alcançando só objetivos ou resultados desejados. O controlo consiste fundamentalmente em um processo que guia ação exercida para um fim previamente definido. Como processo, o controle apresenta quatro fases, que citaremos na sequência. Fases do controle O controle é um processo cíclico composto por quatro fazes, a saber: 1- Estabelecimento de padrões ou critérios: Proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá manter, seja para garantir a continuidade do negócio, ou alguma necessidade. 2- Observação do desempenho: A verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio. 3- Comparacação do desempenho com o padrão estabelecido: O controlo separa o que é irregular do que é normal, para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios. Portanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão fixado para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho busca localizar os erros ou desvios e também permitir a elaboração de resultados futuros. 4- Ação corretiva: A ação corretiva visa garantir aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.